Um incêndio atingiu uma área de mata no Boqueirão, em Ibotirama. O fogo começou em uma nascente, se espalhou para a serra e foi controlado no último domingo (11), após intenso trabalho da Brigada Local e da Defesa Civil.
A Secretaria de Meio Ambiente está realizando um levantamento da extensão da área afetada, mas a situação alerta para o uso inadequado do fogo, seja para a limpeza de quintais, terrenos ou para queima de lixo, tanto na cidade quanto na zona rural.
Devido ao calor e ao clima seco, essa prática pode resultar em prejuízos para a própria população, como ocorreu no Boqueirão, uma vez que as chamas se propagam rapidamente e se tornam de difícil controle.
No Brasil, a Lei Federal nº 9.605/1998 estabelece que provocar incêndio em mata ou floresta, bem como realizar queimadas sem autorização, é considerado crime ambiental e pode resultar em prisão.
A rigidez da legislação se justifica por conta dos prejuízos causados pelo uso do fogo, que incluem a devastação da fauna e flora, impactos na saúde devido à fumaça, riscos para os brigadistas que combatem o fogo e danos financeiros, tanto para proprietários de terras afetadas quanto para o Poder Público.
Diante desse cenário, a população deve estar atenta às recomendações e evitar práticas como a queima de lixo, o descarte inadequado de bitucas de cigarro em áreas de mata, o uso de fogos de artifício em local inapropriado ou qualquer outra atividade que possa resultar em incêndios. Agindo assim, todos contribuirão para a preservação do meio ambiente e o bem-estar coletivo.