Informação importante para empresários, comerciantes e donos de negócio em geral

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Foto: Gazeta 5
Publicidade

Conteúdo publicitário

Os sites têm se destacado como um dos recursos mais efetivos para a publicidade na atualidade. No contexto das mídias digitais, de maneira em geral, a vantagem se dá porque a opção está entre os veículos mais acessados pela população, associada à “imortalização” dos conteúdos na rede.

Diferente dos veículos tradicionais, como emissoras de rádio, televisão, carros de som e outros, em que a divulgação obedece a um cronograma descontínuo, nos sites, por exemplo, os anúncios são visualizados 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 por ano.

Todas esses benefícios já são usufruídos por milhares de empreendedores brasileiros. Em 2018, a exemplo, 60 mil empresas e organizações usaram a plataforma Google Ads para colocar a marca em sites da internet.

O Google Ads é o principal serviço de publicidade da Google. Por meio dele, o buscador consegue inserir os anúncios em diversas plataformas, gerando renda ao anunciante.

Segundo o Google, cada empreendedor ganha entre R$ 5,75 e R$ 12,50 em vendas para cada real investido. Os dados estão no Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, divulgado em março de 2019.

Outra vantagem da publicidade em sites pode ser encontrada na análise do comportamento das pessoas diante dos meios de comunicação atualmente. É possível aferir o grau de envolvimento de um cliente com uma publicidade on-line.

Conforme pesquisa da associação de marketing móvel MMA, em 2016, os brasileiros passaram quase quatros horas por dia conectados à internet, em um aparelho móvel. Dos entrevistados, 70% afirmaram buscar por notícias e quase 50% disseram ter clicado em alguma propaganda.

Os sites, especialmente os de notícias, também estão entre a preferência dos brasileiros quando o assunto é política. Uma pesquisa da Fórum realizada no mês de maio deste ano mostrou que 74% dos brasileiros utilizam desse meio para se informar sobre o tema.

Os dados deixam claro o crescimento da opção pelos veículos digitais, em detrimento aos meios tradicionais de informação.

E por falar em meios tradicionais, eles também ficam para trás em se tratando da propagação de conteúdo, que pode ser entendida por um novo termo nascido na internet: a viralização.

O conteúdo viral é aquele que toma conta das redes, em larga escala, sem controle, motivado pelo compartilhamento pelos internautas. Uma matéria publicitária, por exemplo, em um site, está passível de viralização, o que é impossível acontecer com um comercial exibido na TV, um anúncio no carro de som ou um outdoor fixado em uma avenida.

A publicidade online está no páreo da busca pelo pódio entre todos veículos de comunicação. Justamente por isso, as empresas devem ficar atentas à convergência dos consumidores às plataformas digitais e ingressar também nesse meio. O estabelecimento dessa comunicação com os clientes poderá significar aumento de receita e efetividade dos anúncios publicitários.