Laboratório de testes de Covid-19 da UFOB entra em recesso
Foto: Reprodução

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB, que realiza o diagnóstico de Covid-19 no Oeste da Bahia, alcançou, nessa quinta (24), a marca de 4618 exames. Um número relevante e que deve aumentar ainda mais nos próximos meses com a aquisição do Extrator Automático de Ácidos Nucleicos, entregue após a assinatura do termo de cessão entre a prefeitura de Barreiras, que adquiriu o equipamento, e a UFOB, que o utilizará.

Hoje, o processo de análise das amostras é todo manual, o que permite a realização de 60 exames por dia. Após a validação da extração automática, que deve ocorrer até a semana que vem, este número sdeverá aumentar.  Um importante reforço no diagnóstico do novo coronavírus na Região.

Em funcionamento desde o dia 12 de maio, o Laboratório conta com uma equipe formada por professores, técnicos e bolsistas. 

O Laboratório

Certificado pelo Lacen, recebe diariamente as amostras enviadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste da Bahia, conforme prioridades estabelecidas pelos órgãos sanitários. Após o recebimento, o resultado é divulgado em até em 72h.

O diagnóstico molecular é realizado em equipamento adquirido com recursos do FINEP e as atividades como Laboratório de Campanha são resultado de um acordo de cooperação técnica com a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), que doou R$ 370 mil, Governo da Bahia, Prefeitura de Barreiras e de recursos oriundos dos Ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovações para implementar ações de combate à Covid-19.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos