Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal, explica dentista

Os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes podem provocar o cheiro desagradável.

0
Uma boa higiene pode diminuir o mau hálito. (Foto: Gazeta 5)
Publicidade

As causas do mau hálito nem sempre são as mesmas para todas as pessoas. Entretanto, na maioria das vezes, o cheiro desagradável pode ter origem na nossa própria boca.

É o que explica o Dr. Neilton Santos, cirurgião dentista, que alerta sobre os resíduos de alimentos “escondidos” entre os dentes. De acordo com ele, aí pode ser encontrada a razão do problema.

“As sobras de comida podem ficar instaladas entre os dentes ou até mesmo nos pequenos espaços que existem na superfície da língua. Quando estes alimentos são processados, há a produção de enxofre pelas bactérias envolvidas na digestão, o que causa o odor”, explica.

Nessa situação, a higiene oral por pelo menos 03 vezes ao dia pode ajudar a resolver o problema. Deve-se usar o fio dental em todos os dentes e proceder com a escovação.

A língua também merece atenção especial, pois nela se forma a “saburra”, uma massa branca que se instala no fundo da língua.

“Os raspadores de língua também devem ser incluídos na higiene oral. Eles precisam ser utilizados diariamente, uma vez que são fundamentais para eliminar os traços de alimentos na língua”, continua o cirurgião.

Se, no entanto, o mau hálito persistir, é preciso investigar outras causas. Para isso, consulte o seu cirurgião dentista, que irá identificar de onde vem a halitose.

Notas:

A saliva é uma forte aliada na prevenção do mau hálito. Ela funciona como um processo natural de limpeza e higienização oral.

Acordar com mau hálito é natural, pois durante a noite produzimos menos saliva, o que favorece a proliferação de bactérias que atuam na degradação de células e de possíveis restos de comida.