Milton Ribeiro toma posse como novo ministro da Educação
Cerimônia de posse no Palácio do Planalto. Foto: Nairara Demarco

O professor Milton Ribeiro tomou posse nessa quinta-feira, 16 de julho, como novo ministro da Educação, assumindo o compromisso de abertura ao diálogo e de observância dos valores constitucionais da laicidade do Estado e do ensino público. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de ministros, políticos e autoridades, e foi conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro, que participou por meio de videoconferência diretamente do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro agradeceu a Milton Ribeiro por ter aceitado o desafio de assumir uma das maiores pastas do governo e destacou a importância da educação e dos professores como base de conhecimento para a população brasileira. “Existe hoje em dia uma gama enorme de excelentes e excepcionais professores em todos os níveis no Brasil, e, com toda a certeza, a chegada de um ministro voltado para o diálogo, usando a sua experiência e querendo o melhor para as crianças, esse entendimento se fará presente”.

O presidente destacou ainda que as decisões tomadas hoje pelo Ministério da Educação (MEC) farão diferença para o País no futuro. “É um ministério grande, complexo, com autonomias e setores dependendo muitas vezes de conselhos para tomar decisões […]. E [do ministro], em grande parte, depende o futuro da nossa nação. […] O que liberta um país […] não são programas sociais [é] o conhecimento, e esse conhecimento vem em grande parte do Ministério da Educação”.

Em seu primeiro discurso como ministro da Educação, Milton Ribeiro declarou que seguirá uma das orientações do presidente, que é priorizar a educação das crianças e o ensino profissionalizante, e acrescentou que irá dialogar também com estudantes e professores. “Hoje, publicamente, assumo o compromisso de que seguiremos esta orientação […]. Queremos abrir um grande diálogo para ouvir os acadêmicos e educadores […]. Ainda, através do incentivo a cursos profissionalizantes, desejamos que os jovens tenham uma ponte ao mercado de trabalho, uma via para que atinjam o seu potencial de contribuição para o nosso País”, afirmou o ministro.

Perfil
O novo titular do MEC atuava na Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde maio de 2019 e foi nomeado na última sexta-feira, 10 de julho. Milton Ribeiro tem 62 anos, é casado, pai de duas filhas e nasceu em São Vicente, no litoral de São Paulo. Tem graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, graduação em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou como superintendente da pós-graduação lato sensu, reitor em exercício e vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em Gestão Universitária pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos