Morpará: oposição rejeita empréstimo de 1,1 milhão para investimento em infraestrutura
A votação levou diversas pessoas à Câmara. (Foto: Reprodução)

O projeto de lei que autorizaria o município a contrair um empréstimo no valor de R$ 1,1 milhão para investir em infraestrutura e saneamento básico foi reprovado pela Câmara de Vereadores de Morpará, na sessão da última sexta-feira (16).

Mesmo com a difícil realidade enfrentada pelo município quanto à falta de drenagem e pavimentação, a proposta foi rejeitada por 5 votos a 4. Todos os vereadores de oposição votaram contra o empréstimo, enquanto os da situação se posicionaram a favor da medida.

De acordo com o Executivo, a rejeição é política e contraditória aos constantes comentários dos parlamentares de oposição. Segundo o prefeito, os opositores criticam o estado em que as ruas se encontram, mas ignoraram a alternativa para a solução do problema.

Situação da rua Clemente Mariano. (Foto: Reprodução)

Por outro lado, a oposição defende que o financiamento endividará o município e comprometerá as próximas gestões, uma vez que o prazo para o pagamento da dívida seria de, no máximo, dez anos.  No início do ano, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos, o prefeito explicou aos parlamentares as condições de contratação. 

A contratação de empréstimos para resolver problemas de infraestrutura e saneamento é uma prática comum entre os municípios baianos. No ano passado, por exemplo, a Câmara de Vereadores de Ibotirama autorizou o Executivo a contratar um empréstimo de R$ 5,5 milhões junto a Desenbahia.

Outras cidades também utilizaram a estratégia para tentar resolver problemas antigos. Em Morpará, a decisão pode comprometer  ainda mais o desenvolvimento do município, que já enfrenta sérias dificuldades por conta da crise e inadimplências.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos