O site Bahia Notícias noticiou, nesta sexta-feira (02), que o Ministério Público Federal (MPF) pediu o afastamento e o bloqueio de bens do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), e do prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação (PSD).
Conforme o portal, os gestores são investigados por envolvimento em fraudes na contratação de alguns serviços públicos, o que geraria enriquecimento ilícito. O afastamento imediato é justificado pela tentativa dos políticos em atrapalhar as investigações.
Ainda conforme o BN, os desvios teriam começado em 2013, quando Eures e Ítalo contrataram irregularmente a empresa Prestação de Serviços, Transporte e Locação Ltda (PSTL), com sede em Serra do Ramalho, para fazer o transporte escolar do município de Bom Jesus da Lapa.
Além dos dois prefeitos, outros funcionários públicos estariam envolvidos na situação. Ex-secretários, pregoeiro e assessores também foram citados na operação.
Os prefeitos podem ser afastados pelo prazo de 180 dias, que pode ser prorrogado, ficando proibidos de frequentar e acessar as prefeituras das duas cidades. O descumprimento da medida gerará multa de R$ 100 mil por cada ato.