“Não se calem, vocês não menores do que nós homens. Vocês têm voz, vocês têm vez, não sejam submissas a nada nessa vida”, a frase foi dita pelo soldado Laécio Barreto durante cerimônia em homenagem a colega de farda Rafaella Gonçalves, na última segunda-feira (5), em Ibotirama, e precisa ser compartilhada.
Somente do fim de agosto até o início de outubro, quase dez casos de violência doméstica foram atendidos pela 28ª CIPM em Ibotirama. Ameaça de morte, socos, perfuração na perna e agressões dos mais variados tipos integram a lista.
Na maioria das situações, as ocorrências terminaram com a condução dos envolvidos à delegacia e foram registradas pela PM com base na lei Maria da Penha.
No discurso, Barreto encoraja as mulheres a buscarem por seus direitos, mesmo que, por vezes, as leis se mostrem fracas.
“Essa mesma violência que levou a colega, não é a mesma violência que vai levar vocês amanhã”, disse o militar.
Nesta quarta-feira (7), três dias depois da PM ter sido morta, milhares de pessoas continuam em luto. Homenagens são deixadas no Instagram da soldado, que alcançava mais de 90 mil seguidores no fim da noite.