Após o anúncio da cura do único caso de coronavírus na cidade, o comércio de Ibotirama deverá voltar à normalidade na próxima quarta-feira (22). É o que prevê um decreto municipal a ser publicado amanhã, no Diário Oficial.
Segundo o texto, medidas rigorosas deverão ser cumpridas pelos empresários a fim de evitar a possível proliferação do coronavírus. A não observância das regras poderá acarretar em multas, que variam de R$ 400 a R$ 2 mil, cassação de alvarás ou medidas coercitivas.
Veja as principais regras:
Além das regras acima, o decreto também prevê que os fornecedores e comerciantes de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, devem estabelecer limites de compra por pessoa para evitar o esvaziamento do estoque de produtos, inclusive quanto ao fornecimento de gás de cozinha e de demais combustíveis.
Também há a recomendação para que os estabelecimentos com mais de cinco funcionários contratem bombeiros civis, que serão responsáveis por controle de aglomerações e orientações sanitárias.
Apesar da liberação do comércio, a Avenida Ex-Combatente continuará fechada para veículos. O bloqueio, até segunda ordem, se dará das 6h às 20h.