Opinião: Sócrates ensinou antes de Cristo como combater fake news

0

Você já ouviu falar nas três peneiras de Sócrates? Se não, continue a leitura e veja como o filósofo ensinou há milênios uma estratégia infalível para combater notícias falsas.

Reza a lenda que um rapaz procurou Sócrates dizendo-lhe que tinha algo a contar.

Sem titubiar, o filósofo questionou ao informante: o que você vai dizer já passou pelas três peneiras? E continuou explicando do que se tratava.

“A primeira peneira é a da verdade. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso apenas tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aqui. Mas se for verdade, é preciso que passe pela segunda peneira, a da bondade”, prosseguiu Sócrates.

“Sobre bondade, o que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou a destruir o caminho e a fama do próximo?”, e seguiu para a explicação da terceira peneira, a da  necessidade.

“Mesmo que seja uma coisa boa, há a necessidade de contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?”, arremata Sócrates. 

A narração é quase autoexplicativa, mas não seria demais enfatizar sobre a mudança drástica que o mundo sofreria caso a teoria de Sócrates passasse a ser utilizada.

No mundo em que o senso crítico tem sido cada vez mais raro, as peneiras da verdade, da bondade e da necessidade seriam a luz no fim do túnel para reverter a situação. Que tal tentar a partir de hoje?

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here