Poeta ibotiramense fica entre os dez melhores em concurso de cordel que recebeu inscrições de todo o Brasil

O poeta ibotiramense Josemário Fernandes ficou entre os dez melhores do Brasil no 2º Concurso de Literatura de Cordel da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  Pela segunda vez, a universidade realiza o certame através da Rede de  Museus (Remus/Uefs), por meio dos Museus de Zoologia, da Casa do Sertão, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e da Pró-Reitoria de Extensão, além da UEFS Editora.

Neste ano, o concurso teve como tema “ZOORDEL: animais em extinção, a fauna ameaçada pede preservação”. Diferente da edição anterior, desta vez, o edital aceitou inscrições de poetas de todo o território nacional.

O cordel escrito por Josemário ganhou o título “Epopeia da Fauna Ameaçada” e alcançou a 8ª colocação. Ao todo, 107 cordelistas enviaram os seus versos à disputa. Todas as produções deveriam ser inéditas, com no mínimo 24 estrofes, em sextilhas ou septilhas rimadas e ritmadas.

Conforme o resultado final, a primeira colocação foi para  “O protesto dos animais”, que alcançou nota 28.8,  dois pontos além do que o ibotiramense obteve.

Pelo resultado, Josemário será premiado com certificado e livros publicados pela UEFS Editora. Além disso, a obra poderá ser utilizada pela Uefs em quaisquer meios de comunicação, com finalidade social.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos