O poeta ibotiramense Josemário Fernandes ficou entre os dez melhores do Brasil no 2º Concurso de Literatura de Cordel da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Pela segunda vez, a universidade realiza o certame através da Rede de Museus (Remus/Uefs), por meio dos Museus de Zoologia, da Casa do Sertão, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e da Pró-Reitoria de Extensão, além da UEFS Editora.
Neste ano, o concurso teve como tema “ZOORDEL: animais em extinção, a fauna ameaçada pede preservação”. Diferente da edição anterior, desta vez, o edital aceitou inscrições de poetas de todo o território nacional.
O cordel escrito por Josemário ganhou o título “Epopeia da Fauna Ameaçada” e alcançou a 8ª colocação. Ao todo, 107 cordelistas enviaram os seus versos à disputa. Todas as produções deveriam ser inéditas, com no mínimo 24 estrofes, em sextilhas ou septilhas rimadas e ritmadas.
Conforme o resultado final, a primeira colocação foi para “O protesto dos animais”, que alcançou nota 28.8, dois pontos além do que o ibotiramense obteve.
Pelo resultado, Josemário será premiado com certificado e livros publicados pela UEFS Editora. Além disso, a obra poderá ser utilizada pela Uefs em quaisquer meios de comunicação, com finalidade social.