Tendo o compromisso de promover o acesso à saúde em todos os municípios baianos, o Programa Mais Médicos para a Bahia (PMM) integrou mais 246 profissionais nesta quarta-feira (11).
Os novos médicos foram recebidos durante o evento “Acolhimento para Profissionais Médicas e Médicos do Programa Mais Médicos na Bahia”, realizado no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (Espba). O evento também foi transmitido ao vivo, permitindo a participação remota.
O acolhimento teve como objetivo oferecer aos médicos uma visão abrangente do PMM, abordando temas como as diretrizes do programa, as competências esperadas dos gestores e profissionais, e de esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento.
O momento também foi uma oportunidade para apresentar os indicadores de saúde regionais, a estrutura e operação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e para orientar os médicos sobre o uso do Telessaúde Bahia.
As atividades foram organizadas em dois turnos, iniciando com a mesa de abertura pela manhã, composta pelo diretor do Programa Mais Médicos na Bahia, Adalton Binas; pela superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa/Sesab), Rivia Barros; e pela diretora administrativa do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), Rosângela Oliveira.
Além deles, participaram a representante do Ministério da Saúde, Daiana Alves; a representante da Espba, Deberth Silva; e, de forma telepresencial, Daniel Porto, do Ministério da Educação (MEC).
Durante sua fala, o diretor do PMM, Adalton Binas, ressaltou que o programa vai além da cobertura médica, desempenhando um papel fundamental na qualificação dos profissionais, com o objetivo de garantir um atendimento mais humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Programa Mais Médicos não tem apenas o objetivo de levar médicos para os municípios. Ele tem a cara do povo, o respeito às pessoas e à cultura, que são as coisas mais importantes. O Programa tem essa característica, afinal, ele foi feito por solidariedade, feito com a mão de cada um e cada uma de vocês”, destacou Adalton.
O evento também contou com a presença da secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães; de tutores acadêmicos por região; e de representantes da Coordenação de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da Diretoria de Atenção Básica (DAB).
Os novos profissionais se juntarão aos 1.656 médicos e médicas já vinculados ao PMMB, atuando em 347 municípios.
Fonte: Sesab