Queimadas podem prejudicar combate à Covid-19 em Ibotirama
Fumaça toma conta de rua durante queimada. (Foto: Gazeta 5)

Além da apreensão por conta do aparecimento de sintomas respiratórios desencadeados pelo período frio, que podem ser facilmente confundidos com os sinais característicos de Covid-19, os moradores de bairros como Morada Real e Jardim Santa Rosa, em Ibotirama, estão diante de um novo dilema.

Nessas localidades, algumas vezes, tem sido difícil respirar e, para muita gente, falta ar constantemente. A situação é provocada pela fumaça que rotineiramente invade as casas. Na maioria dos casos, elas são fruto das queimadas registradas em terrenos sem manutenção, muitas vezes causadas intencionalmente, com o objetivo de limpar os lotes.

Na manhã desta segunda-feira (15), um incêndio atingiu uma área no bairro Santa Rosa, e a fumaça se espalhou pelas ruas, deixando o ar comprometido.

Fogo se espalha em terreno no bairro Santa Rosa. (Foto: Gazeta 5)

Portadora de rinite alérgica, uma moradora do local lamentou a situação.

“Quem tem rinite sabe o quanto é difícil. Crises de tosse e espirros constantes. Com essa fumaça, a situação se torna quase desumana”, pontua.

Outro morador se diz preocupado com os pais, que são idosos, e afirma que a situação tem acontecido quase todos os dias.

Fumaça compromete a respiração dos moradores. (Foto: Gazeta 5)

“Meus pais não podem sair de casa, por causa do coronavírus, no entanto a fumaça invade tudo, eles ficam agoniados. Todo dia, nessa região, o ar fica desse jeito”, explica.

Um médico consultado pelo Gazeta 5, mas que preferiu não se identificar, explicou que a lista de males causados pela inalação de fumaça é grande. No topo dela estão dor e ardência na garganta, tosse, cansaço, falta de ar, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

“Vejo uma luta para se equipar os hospitais por conta da Covid-19. Não se pode superlotar os leitos com problemas que poderiam ser evitados, como os problemas respiratórios causados por fumaça, o povo precisa ser sensível e evitar as queimadas”, conclui.

Incêndio atinge lote. (Foto: Gazeta 5)

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos