Mastigar alho, colocar cebola crua sobre o dente, usar folha de losna ou fazer bochechos com água morna e sal. Quem nunca ouviu falar ou utilizou uma dessas receitas quando sentiu dor de dente?
Os remédios caseiros são utilizados há muito tempo como tratamento para os incômodos. Entretanto, como afirma o dentista Neilton Santos, da Max Riso, eles nem sempre são eficazes.
“Alguns produtos podem até ter alguma ação contra a dor, só que o alívio não será definitivo. A água morna, por exemplo, talvez resolva no momento da aplicação. Porém, se a causa do problema não for descoberta e tratada, a dor voltará”, explica.
O cirurgião-dentista alerta que as dores de dente normalmente estão relacionadas a diversos problemas. Os mais comuns são cáries, doenças periodontais, problemas gengivais e traumas dentários.
O mais ideal para todos os casos é que a pessoa procure um dentista de confiança assim que a dor de dente aparecer. Somente em um consultório odontológico será possível descobrir a causa do problema e tratá-lo definitivamente.