Se liga na dica: uso do hífen em cargos políticos
Foto: Gazeta 5

O hífen (-) tem dado trabalho a muita gente nas eleições 2020. Diferente do que vai acontecer quando os representantes do povo assumirem os seus cargos políticos, porque a esperança é de que eles acertem, pelo menos agora, alguns têm errado um bocadinho no português das comunicações oficiais.

Mas vamos lá! Embora haja um horror de regras para a utilização do hífen (-), por ora, convém lembrar que o sinal é obrigatório nas palavras “pré-candidato”, “vice-prefeito” e “ex-vereador”. Aliás, sobre esse último, toda vez que aparecer o “ex”, o hífen vai tá lá, pregado nele. “Ex-prefeito”, “ex-vice-prefeito” (isso mesmo, dois tracinhos), “ex-corina”, “ex-rabudo”, etc.

E antes de fechar, vou lembrar rapidinho que a abreviação de “doutor” é “Dr.” ou “D.r”, sendo a primeira mais usual, e não “Drº”.

Bom, por hoje é só! E se você tem uma dica legal pra gente, basta mandar no e-mail contatogazeta5@gmail.com. Até a próxima!

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos