Situação de emergência:Bom Jesus da Lapa, Muquém do São Francisco e Morpará

Bom Jesus da Lapa, Muquém do São Francisco e Morpará tiveram estado de emergência decretado por causa da estiagem. Ibotirama não está na lista.

0
BA 160, Morpará.(Foto: Arquivo/Gazeta5)

As cidades de Bom Jesus da Lapa, Muquém do São Francisco e Morpará estão entre os 173 municípios baianos que tiveram a situação de emergência  reconhecida pelo Governo Federal por causa da estiagem.  A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (05).

 Com  a medida, os municípios em situação de emergência  passam a receber auxílio do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, para prestar socorro à população. Algumas ações como perfuração de poços, fornecimento de água potável e Operação Carro Pipa podem ser empregadas a fim de minimizar a situação da seca em cada município.

O decreto é valido por seis meses e também permite que as cidades contratem, sem licitação, os serviços necessários para reduzir os efeitos da falta de chuva. Desde os últimos anos, a escassez de água tem tornado a vida de quem vive no sertão nordestino cada vez mais difícil.

Veja o decreto