Terrenos sem limpeza alertam para o início infestação de gongolos
Gongolos aparecem dentro de uma casa no bairro Santa Rosa. (Foto: Gazeta 5)

Nos últimos anos, várias campanhas alertaram para a necessidade dos donos de lotes limparem os seu terrenos em Ibotirama. Mesmo assim, centenas deles ignoraram o alerta, e vários insetos têm tirado o sossego de moradores de bairros próximos a áreas de mata.

A queixa mais recente vem do trecho do bairro Santa Rosa. Por lá, uma proliferação de gongolos começou há vários dias. Os insetos vêm do mato e invadem as casas, o que evidencia uma possível infestação.

Gongolos aparecem dentro das residências. (Foto: Gazeta 5)

Segundo os moradores, são os terrenos sem limpeza os principais causadores da situação. E eles podem estar certos, já que os gongolos  vivem escondidos embaixo de folhas, pedras ou troncos, materiais facilmente encontrado nos lotes.

A situação se torna mais grave por conta do período chuvoso, pois é a época em que os insetos mais tem condições favoráveis à reprodução.

A boa notícia na história é que os gongolos são inofensivos. Porém, conforme alguns dos moradores, os lotes abandonados podem esconder outros insetos, o que já é preocupante. Assim, a solução para o problema seria mesmo a limpeza das áreas pelos seus proprietários.

 

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos