Variante da Covid-19 é identificada em Barreiras e Santa Rita de Cássia
Coleta para exame sorológico para a Covid-19. ( Foto: Gazeta 5)

A nova variante P2 de Sars-CoV-2 foi detectada no Oeste da Bahia. A informação é de um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (Nave), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que sequenciou o genoma de mais de 40 coronavírus detectados de maio de 2020 a janeiro de 2021, em pacientes de cidades da região.

Segundo o estudo, dois coronavírus pertencentes à variante identificada pela primeira vez no Rio de Janeiro foram detectados.

A primeira detecção aconteceu em 17/12/2020, em amostra de um paciente de Santa Rita de Cássia. Já a segunda em 18/01/2021, em amostra de paciente de Barreiras. Em ambos os casos, os pacientes estavam sintomáticos há cinco dias.

Ainda segundo o estudo, a variante tem maior capacidade de transmissão e de escape da resposta imunológica. As autoridades sanitárias deverão investigar a possibilidade de transmissão comunitária.

  • Compartilhe:

O Gazeta 5 é um dos principais veículos de jornalismo digital da região Oeste. O site cobre os vários acontecimentos nas áreas de esporte, trânsito, segurança, política, concursos públicos e entretenimento.
Categorias
Fale conosco
Siga-nos